De acordo com o Boletim Tracker-Fecap, mais de 20 casos de roubo e furto de caminhões são registrados por dia em São Paulo, em 2023 foram 527 furtos. E o volume de roubos chegou a 1.444 casos. No caso dos veículos pesados, a capital e Guarulhos são as cidades que lideram o ranking, o que se justifica pela densidade populacional. Chama atenção também o alto índice de ocorrências em Jundiaí, conhecida por infraestrutura de transportes, e Campinas, importante polo econômico do estado. Na capital paulista, os bairros mais perigosos em 2023 foram Vila Maria (34 eventos), Vila Leopoldina (19), São Domingos (16), Jaçanã (11), Vila Guilherme (9), seguidos por Jaraguá, Socorro, Jardim São Luis, Pari, Parque Novo Mundo e Perus (todos com 8 ocorrências).
Esses roubos não só causam prejuízos, mas também atrasam as entregas nos causam maior dor de cabeça. Por isso, é fundamental que a gente se una e busque formas de se proteger nas estradas, se informar e trocar experiências pode fazer a diferença e garantir que nosso trabalho siga firme e forte, apesar das dificuldades. Vamos juntos enfrentar essa situação e cuidar do que é nosso!
Para diminuir os riscos, podemos adotar algumas práticas:
Rastreamento de Veículos: Instalar sistemas de rastreamento GPS nos caminhões pode ser uma das melhores formas de proteger a carga. Isso não só facilita a recuperação em caso de roubo, mas também pode servir como um inibidor para ações criminosas.
Planejamento de Rotas: Escolher rotas mais seguras, evitar áreas conhecidas por altas taxas de criminalidade e estar sempre atualizado sobre as condições das estradas pode ajudar a minimizar os riscos.
Comunicação: Manter contato constante com a empresa e outros motoristas é essencial, criar grupos de comunicação para relatar situações suspeitas e compartilhar informações sobre áreas perigosas pode ser uma medida eficaz de segurança.
Treinamento e Capacitação: Participar de cursos e treinamentos sobre segurança no transporte pode fornecer técnicas e dicas valiosas para lidar com situações de risco e melhorar a conscientização sobre os perigos nas estradas.
Com determinação e solidariedade, podemos não apenas proteger o nosso trabalho, mas também garantir que continuemos a desempenhar um papel vital na economia do país, levando produtos e suprimentos a todos os cantos do Brasil. Vamos em frente, tomar todas as medidas de prevenção e ajudar o próximo com informações úteis e compartilhando portais de notícias, como esse da ABPAC para possamos cada dia ter estradas mais seguras.
Desde 2006, a ABPAC tem sido sinônimo de proteção e confiança para caminhoneiros de todo o Brasil. Com milhares de associados ao longo dos anos, nossa missão sempre foi garantir segurança e tranquilidade para quem vive na estrada. Sabemos que o caminhão é mais do que um veículo, é o sustento de muitas famílias e o motor do país.